Proteção da mangueira do arrefecimento sobre a polia da bomba d’água.

Introdução

Este é um procedimento extremamente simples, rápido e barato, mas que pode salvar seu motor 300 Tdi de perder o fluído de arrefecimento. Se isso ocorrer, são grandes as chances de queimar a junta do motor, empenar o cabeçote e por aí vai… Existem outros pontos críticos no 300 Tdi, sobre os quais criaremos outros tópicos no futuro.

Problema

No 300 Tdi existe uma mangueira do arrefecimento que passa rente, muuuuuito rente, a polia da bomba d’agua. No local, indicado na foto abaixo, existe um suporte metálico e uma espécie de clip plástico que fixa a mangueira:

1952908551429
Localização da mangueira e suporte

Nessa única e maravilhosa pecinha podem ocorrer duas situações que resultam em perda do fluído:

  1. A mangueira pode encostar na borda do suporte e, devido a vibração do motor e atrito, ocorre um furo por onde vaza o fluído;
  2. O clip plástico pode abrir ou quebrar devido a vibração do motor, em ambos os casos fazendo com que a mangueira “caia” do suporte diretamente sobre a polia, também resultando em furo por onde vaza o fluído.
A solução simples, rápida e barata…

Use duas abraçadeiras plásticas do tipo lacre (também conhecidas por zip tight, cintas Hellermann, arame de rico, engasga gato, entre outros), sendo uma para servir de backup ao clip original e outra para proteger a mangueira do atrito com a borda do suporte. A foto abaixo ilustra isso melhor:

1952908391425
Localização das abraçadeiras plásticas

Na foto acima, a abraçadeira da esquerda passa sobre a mangueira e por baixo do suporte, mantendo a mangueira no lugar em caso de falha do clip original. Já a abraçadeira da direita é colocada no entorno da mangueira, sendo posicionada para ficar exatamente no local onde a mangueira encosta (ou encostaria) no suporte.

Mesmo que você opte por não colocar nenhuma forma de proteção no local, é recomendável inspecionar a parte inferior da mangueira, logo acima da borda do suporte, para verificar a ocorrência de qualquer desgaste na mesma.

Uma resposta para “Proteção da mangueira do arrefecimento sobre a polia da bomba d’água.”

Os comentários estão desativados.