Limpeza do sedimentador da linha de combustível – 300 Tdi

Introdução

Os veículos equipados com motor 300 Tdi possuem um sedimentador montado na linha de combustível, cuja função é separar por decantação água e sujeira que possam estar presentes no diesel. Isso faz com que o diesel chegue mais limpo ao filtro de combustível, reduzindo as chances de qualquer impureza chegar até a bomba injetora.

A frequência de limpeza do sedimentador varia de acordo com o local de uso do jipe e qualidade do diesel que ele regularmente recebe: os sedimentadores de jipes que pegam muita estrada de terra, cruzam rios, etc., devem ser mais frequentemente inspecionados, enquanto que jipes que rodam mais por asfalto e usam diesel de melhor qualidade podem ter esses intervalos aumentados. Na minha Defender costumo fazer a limpeza uma ou duas vezes por ano (rodo entre 10 e 15 mil km/ano), ou sempre depois de cruzar por água mais profunda (o que não é muito comum no meu caso).

Procedimento

A limpeza do sedimentador pode ser feita de duas maneiras:

  1. A maneira que está descrita no manual do proprietário, que consiste em simplesmente abrir a borboleta plástica embaixo do sedimentador até que diesel limpo comece a sair;
  2. A maneira que realmente vai garantir a limpeza completa do sedimentador, que veremos abaixo.

Seja qual for a forma escolhida, recomendo drenar o diesel em um recipiente limpo e transparente (uma garrafa PET de 2 litros cortada no meio é perfeita!), pois assim é possível observar a quantidade de água e/ou sujeira que eventualmente possam estar presentes. Também recomendo fazer o procedimento quando o tanque não estiver cheio e quando o motor não tiver sido ligado recentemente, pois nessas situações eu tenho a impressão de que a pressão da linha de diesel é maior, fazendo mais diesel escorrer pelo dreno. Com um pouquinho de prática não se leva mais do que 10 minutos para executar o serviço, além de não se fazer muita sujeira.

Localizado na caixa da roda traseira no lado do carona, o sedimentador pode ser visto na foto abaixo:

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Sedimentador

O procedimento que vamos fazer consiste no seguinte:

  1. Colocar a garrafa PET abaixo da borboleta plástica, abrindo a mesma para escorrer todo o diesel do sedimentador;
  2. Usar uma chave de boca para soltar o parafuso 11 mm da parte superior do sedimentador, assim será possível retirar o copo metálico para limpeza, conforme é visto na foto abaixo:

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    Copo do sedimentador, ainda contendo a sujeira que teria permanecido após drenagem simples
  3. Fazer a limpeza da parte interna do copo usando algum micro óleo (tipo WD40) e uma escova de dentes velha:

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    Copo após limpeza
  4. Recolocar o copo metálico no lugar e prender parafuso (não exagere no aperto!!!);
  5. Recolocar a borboleta plástica (não exagere no aperto!!!) e a carenagem de proteção do sedimentador;
  6. Ligar o jipe e deixar o motor fazer a auto-sangria do ar da linha de diesel;
  7. Abrir uma cerveja.

Algumas pessoas (como eu) preferem, no passo 4, encher o copo metálico com diesel até onde por possível, minimizando a quantidade de ar na linha de diesel. Para fazer isso eu uso o mesmo diesel que drenei no passo 1, após filtrá-lo com um filtro de café (geralmente uso a parte de cima da garrafa que cortei para colocar o filtro de café).

DICA: a borboleta plástica é uma peça frágil, que pode facilmente quebrar se estiver muito velha ou se for muito apertada. Uma alternativa para substituí-la nessa situação é usar a tampa do dreno de um filtro de combustível velho (sei que as tampas dos filtros Tecfil servem perfeitamente), sempre tenho uma ou duas guardadas dentro do jipe (não adianta ter em casa…). Na foto abaixo coloquei a tampa do filtro tecfil apenas para ilustrar a compatibilidade:

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Tampa do filtro de combustível tecfil como ‘quebra-galho’ para a original

NOTA: não se assuste caso o motor apague durante a auto-sangria. Basta ligá-lo novamente mantendo a chave girada (para manter o motor de arranque girando) por alguns segundos que o motor irá começar a funcionar sozinho gradualmente, até que seja possível soltar a chave. Caso o motor não ligue será necessário fazer a sangria manual do motor, procedimento extremamente simples que iremos abordar em breve em outro DIY.

Atualização: 13/11/2017

O Ricardo Pocholo do Serial Trippers fez um vídeo explicatívo sobre como realizar esse procedimento.

Visite o canal do Serial Trippers para ver outros vídeos de faça você mesmo.

3 respostas para “Limpeza do sedimentador da linha de combustível – 300 Tdi”

    1. Pedro,

      Essa “tampa” na verdade é o bujão de dreno do filtro de combustível da TecFil. O ideal é aproveitar uma de um filtro usado… Caso tu queira comprar o filtro, o código do mesmo é PSC 496, e tu encontra em qualquer auto-peças ou posto de combustível.

      Abraço!

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