A chave de roda original.

Muito de nós se preocupam em constantemente melhorar nossos jipes, fazendo manutenção preventiva e melhorias que tragam mais conforto, desempenho e/ou segurança. Em termos de segurança, uma dica que recebi logo após comprar minha Defender foi para jogar fora a chave de roda original e comprar uma de caminhão. O conselheiro foi taxativo: “apenas tente soltar uma roda com a chave original. Se conseguir, ok. Se não conseguir, faça o que eu digo”. Comprei a chave na mesma semana.

A chave de roda original, na minha humilde opinião, é muito curta e possui um ângulo entre o soquete e o cabo que dificulta seu uso. Se as porcas das rodas estiverem levemente engripadas, será necessário um bom esforço para soltá-las com a chave original, mostrada abaixo:

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Chave de roda original: curta e angulada.

Para substituir a chave original comprei um conjunto de chave para caminhão, composto por uma haste com um cachimbo em cada ponta (27 mm para nossos jipes) e uma barra maciça que é passada ortogonalmente pelos olhais da haste. A próxima foto compara as duas chaves:

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Comparativo entre as chaves

Contudo, como tudo pode ser melhorado um pouquinho mais, uma outra dica é carregar no jipe um pedaço de cano de ferro de mais ou menos 0,5 m para servir de extensão para a barra de alavanca (seguidamente uso esse cano com outras chaves de boca da caixa de ferramenta, então é uma “ferramenta” bastante útil). Abaixo fotos que comparam as chaves, incluindo a extensão:

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Comparativo das chaves
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Diferença entre as alavancas das duas chaves…

Por fim, gostaria de lembrar que a necessidade da chave de caminhão, como a mostrada acima, varia de proprietário para proprietário. Alguns podem considerar a chave original adequada, enquanto outros podem preferir uma chave que reduza o esforço envolvido no processo de trocar um pneu. Bastando testar a chave de roda do seu jipe para tomar sua decisão.