Porcas de rodas.

De quê adianta carregar um estepe se não é possível remover o pneu furado?

Defender’s vinham de fábrica com duas opções de roda: de aço ou de liga.

Rodas de aço são fixadas por porcas de aço que, dependendo do tempo desde sua última remoção e dos locais por onde o jipe passou (água, praia, etc) nesse período, podem estar completamente engripadas, ou presas, sendo de difícil remoção.

Rodas de liga são fixadas por porcas de aço que possuem uma capa de aço inox. Essas rodas também podem possuir uma porca de segurança, que exige um soquete específico para remoção, para dificultar seu roubo. Pelas mesmas razões das rodas de aço, suas porcas também podem engripar. Além disso, as capas de aço inox das porcas podem “inchar” devido a corrosão no aço das porcas abaixo dessas, dificultando ou impedindo o encaixe do soquete 27 mm da chave de roda. Outra situação recorrente é a ausência do soquete específico para remover as porcas de segurança… Comum para quem comprou o jipe usado. Recomendo assistir esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=M8tXVQGlwFs

A melhor abordagem, tanto para rodas de aço quanto para rodas de liga, é remover as porcas uma ou duas vezes por ano em casa, aproveitando o processo para lubrificar o prisioneiro da roda com uma leve camada de micro óleo (tipo WD40) e aplicar o aperto correto na porca com torquímetro. Desse modo você terá certeza de que possui todas as ferramentas necessárias (principalmente o soquete da porca segredo) e que conseguirá soltar as porcas quando for necessário.

Não deixe para descobrir que suas porcas estão engripadas ou que você não possui as ferramentas necessárias (principalmente o soquete segredo) quando estiver na estrada, em possível local inseguro.

Abaixo veremos uma sugestão do procedimento preventivo para ser feito em todas as rodas em casa:

  1. Com o jipe em um local plano, calce uma roda do e/ou bloqueie o diferencial central;
  2. Escolha uma roda e, com esta ainda no chão, “quebre” o aperto das porcas;
  3. Com o macaco erga a roda e afrouxe completamente todas as porcas;
  4. Remova as porcas uma a uma, aplicando uma leve camada de micro óleo no prisioneiro e recolocando a porca em seguida;

    20140309_175754
    Aplicando óleo no prisioneiro
  5. Faça o primeiro aperto das porcas em estrela;
  6. Abaixe um pouco a roda, apenas para encostá-la no chão e impedir que gire quando se aperta as porcas;
  7. Com o torquímetro, faça o aperto final em estrela com o torque correto de acordo com seu tipo de roda:
    20140309_175940
    Aperto das porcas com torquímetro

    torque
    Tabela de torque das porcas
  8. Repita o procedimento em todas as rodas e está pronto!

NOTA: como identificar e remover a porca de segurança nas rodas de liga:

porcasegredo
Procedimento conforme manual do proprietário
rebaixo
Rebaixo da porca de segurança

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