Troca da bomba d’água e outras melhorias…

A troca da bomba d’água no motor 300 Tdi é um procedimento bastante simples, sendo geralmente realizado após problemas no sistema de arrefecimento e/ou vazamentos de fluído através da própria bomba. Alguns poucos fazem a troca preventivamente, sendo o limite de 120.000 km o recomendado no “Manual Quebra Galho – MQG”, embora o tempo médio entre falhas (MTBF) seja de 80.000 km. Cabe salientar que o MTBF é feito por Landeiros, usando as mais variadas peças (primeira, segunda e até terceira linha), o que afeta diretamente a média entre falhas, portanto use seu bom senso aqui…

No meu caso a bomba d’água necessitou ser trocada devido a um pequeno vazamento através do eixo do rotor, o qual foi descoberto antes de causar qualquer prejuízo em função do meu jipe possuir sensor de nível do fluído de arrefecimento. Buscando informações sobre a bomba d’água do 300 Tdi, é possível verificar que parte dos motores vinham de fábrica com bombas com rotor interno de plástico injetado, cuja durabilidade é bastante questionada, enquanto outros vinham com rotor metálico. As peças de reposição seguem a mesma lógica: há no mercado bombas com rotor de plástico e de metal.

Não é preciso dizer que comprei a nova bomba com rotor metálico, optando por adquiri-la na própria concessionária Land Rover (consegui um preço e prazo de entrega muito bons! O ano era 2011…). O código da peça é PEB500090D e normalmente inclui a junta de papel. Minha recomendação é sempre optar pelo rotor metálico e peças genuínas.

Ao pesquisar sobre a troca da bomba, recebi muitas dicas sobre o procedimento e sobre melhorias que poderiam ser realizadas no processo. Naquela época o CGAUER me ajudou imensamente com a inestimável recomendação de tratar os parafusos que fixam a bomba com spray de galvanização a frio, assim como passar graxa de cobre antes de recolocá-los no lugar. Veremos isso mais abaixo.

As ferramentas e materiais necessários não são muitos:

  • Chave para soltar as abraçadeiras das mangueiras (prefira uma chave tipo canhão 6mm);
  • Chave de boca 15 mm;
  • Chave de boca e soquete 10 mm;
  • Cano de alavanca para usar com a chave 10 mm;
  • Torquímetro;
  • Estilete;
  • Graxa de cobre;
  • Spray de galvanização a frio.

Procedimento:

  1. Drene parcialmente o sistema de arrefecimento do jipe;
  2. Remova as mangueiras que estão no caminho (intercooler e superiores do arrefecimento);
  3. Com o soquete 10 mm e cano de alavanca, afrouxe os parafusos da polia da bomba d’água e da polia da bomba da direção hidráulica;
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    Cano de alavanca para “quebrar” aperto dos parafusos das polias.

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    Caso a polia gire ao tentar soltar seus parafusos trave a polia oposta com a chave, como na foto.
  4. Use a chave 15 mm, posicionada no parafuso central da polia do esticador da correia poly-V, para “erguer” o esticador e permitir a remoção da correia poly-V;

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    Soltando a correia Poly-V
  5. Solte o parafuso que prende o esticador ao bloco e remova o mesmo;
  6. Solte os parafusos e remova as polias da bomba d’água e da polia da direção hidráulica;

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    Polia da bomba d’água.
  7. Com a chave 10 mm solte os 8 parafusos do corpo da bomba d’água, preservando sua posição;
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    Pedaço de papelão para guardar parafusos.

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    Ferrugem presente.
  8. Corte a junta da bomba d’água com um estilete para removê-la, assim não é necessário forçá-la. Isso garante a preservação da outra junta que existe atrás da peça na qual a bomba é presa (que é fixada pelos mesmos parafusos da bomba, mas que foram removidos);

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    Usando estilete para soltar bomba velha
  9. Limpe quaisquer resíduos de junta;

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    Local da bomba limpo. Eu gosto de passar uma lixa d’água bem fininha para melhorar a adesão e gosto de usar um pouco de silicone junto com a junta de papel.
  10. Lixe os parafusos do corpo da bomba d´água, para remover a ferrugem e aumentar a adesão do galvanizador a frio, limpando os mesmos com thinner ao final;
  11. Depois de deixar o thinner evaporar, aplique o galvanizador a frio observando o número de demãos, o tempo de secagem entre demãos e o tempo de secagem completa indicado na embalagem;

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    Parafusos após lixar a passar galvanizador a frio.
  12. Passe graxa de cobre no corpo dos parafusos e instale a nova bomba e nova junta, aplicando 25 Nm em cada parafuso, com sequência em estrela;
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    Graxa de cobre…
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    Mais graxa de cobre…
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    Recolocando a bomba. Usei os parafusos longos apenas para segurá-la no lugar enquanto colocava os parafusos curtos.

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    Apertando tudo com torquímetro
  13. Recoloque as polias da bomba de direção hidráulica e da bomba d’água, apertando os parafusos com 25 Nm;
  14. Recoloque a correia poly-V;
  15. Recoloque o esticador da correia poly-V, apertando seu parafuso com 45 Nm;
  16. Recoloque as mangueiras;

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    Tudo de volta no lugar
  17. Complete o fluído do arrefecimento.
  18. Está pronto!

Abaixo algumas fotos extras do procedimento:

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Bomba com rotor metálico genuína e seu código.
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Trinca no eixo plástico da bomba original, razão do vazamento.
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Trinca
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Comparativo entre bomba velha e bomba nova
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Graxa de cobre: é cara, mas compensa o investimento. Uso direto em todos os serviços que faço na Land.

 

5 respostas para “Troca da bomba d’água e outras melhorias…”

  1. Boa noite estou trocando minha bomba da água e não estou conseguindo remove os parafusos da polia da direção hidráulica

    1. Guilherme, qual a forma que tu está usando para travar a polia da bomba da direção hidráulica?

      Por acaso a polia da direção hidráulica gira ao tentar soltar o parafuso, mesmo com a correia poly-v no lugar e com a polia da bomba d’água travada com a chave (como indicado no DIY)?

      Se for isso uma alternativa é passar um pouco de tinta na parte de trás da correia, no exato ponto de contato entre a correia e a polia da direção hidráulica, para aumentar a aderência entre as superfícies. Mas espere umas boas horas após aplicar a tinta para tentar soltar os parafusos novamente, pois a tinta precisa secar bem. Se a correia poly-v não for nova, aproveite e faça a troca para prevenir qualquer dano por contaminação desta em função da tinta, correias são baratas! Deixe esse de reserva…

      Mantenha a gente informado!

      Abraços

      1. boa noite obrigado por me responder a situação esta um pouco difícil pois a correia cortou,a polia da bomba d´água já consegui retirar mas não consigo soltar os parafusos da bomba da direção hidráulica tem alguma ideia como travar a polia para soltar os parafusos
        Abraços

        1. Guilherme, sem muitas ferramentas a disposição eu tentaria o seguinte:

          – Compra um pedaço longo de fita de nylon plana, de largura semelhante a da correia original. Coisa de 2 ou 3 metros deve dar, além de não ser caro;
          – Cole a ponta dessa tira na polia com um pedaço de fita tape ou isolante e gire a polia até a fita dar umas 3 ou 4 voltas completas na polia, quando mais apertadas e firmes forem essas voltas, melhor. O sentido para enrolar a fita deve ser de modo que quando se gire a chave para soltar o parafuso a polia gire no sentido de apertar ainda mais a fita em si mesma;
          – Amarre a outra ponta da fita no chassi ou em algum outro lugar forte, tentando manter a tensão na polia para não perder o aperto das voltas da fita (talvez o auxílio de mais uma pessoa facilite muito o serviço);
          – Tente soltar os parafusos.

          Um dica extra que uso em parafusos muito apertados: eu encosto gelo neles por alguns minutos, para que a redução de temperatura faça o metal contrair e facilite a remoção do mesmo. Já fiz isso mais de uma vez e sempre tive sucesso.

          Outra coisa, faça a “montagem” do sistema de trava com a fita sem pressa… Quanto mais calma e preciosismo tu gastar na montagem do sistema, maiores as chances de dar certo de primeira.

          Mantenha a gente informado e qualquer dúvida estamos aí!

          Abraços!

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