Limpador de para-brisa: palhetas batendo no quadro/borracha do vidro.

Há tempos que a minha 110 vinha apresentando um problema chato e intermitente: as palhetas do limpador do para-brisa eventualmente passavam do seu limite e batiam no quadro/borracha do vidro. A força e quantidade de batidas aumentava junto com a velocidade do limpador. Embora não fosse nada grave, era algo que incomodava.

Inicialmente eu estava desconfiado dos eixos dos braços dos limpador, peça que atravessa a chapa corta-fogo. Eu achava que as engrenagens dos mesmos estivessem desgastadas. Ao desmanchar completamente o painel do jipe para instalar manta asfáltica na chapa corta-fogo, aproveitei para revisar as engrenagens dos eixos, das quais eu suspeitava.

Ao remover as tampinhas das engrenagens, pude constatar que ambas não só estavam em perfeito estado, como também possuíam uma boa quantidade de graxa original. O problema não era ali… Decidi então abrir a tampa do motor do limpador, onde o cabo que transmite o movimento aos eixos é conectado, o que logo evidenciou a causa do problema: a arruela de trava do cabo havia quebrado, permitindo que a bucha entre o cabo e o pino do volante do motor se soltasse.

A simples ausência da bucha aumentava em alguns poucos graus o curso das hastes do limpador, mas isso era suficiente para causar as batidas que tanto incomodavam. A solução foi apenas recolocar tudo no seu devido lugar, improvisar uma nova arruela de pressão e fechar a tampa do motor. Para acessar o referido motor, não é necessário desmontar todo o painel, mas apenas as laterais, o tampo superior e a capa plástica, coisa bem simples que se faz em menos de 30 minutos.

Abaixo uma foto que resume o problema:

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Seta inferior indicando a buchinha solta que causava a folga. Problema extremamente simples de ser resolvido.

2 respostas para “Limpador de para-brisa: palhetas batendo no quadro/borracha do vidro.”

  1. Gustavo
    Poderia me ajudar com duvida para desmontar o painel e acessar o motor do limpador?
    Estou com problemas ai também

    1. Olá, Lúcio!

      Qual a tua dúvida em relação a desmontar o painel? Pra fazer isso não tem muito segredo, tem que ir soltando os parafusos e tirando as partes do painel até chegar ao motor do limpador de para-brisas. O único detalhe é que em 2002 os motores do limpador deixaram de ficar no lado do motorista, abaixo do painel de instrumentos, e passaram para o lado do carona.

      Espero ter ajudado! Abraços!

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