Troca do pivô do braço Pitman e do amortecedor de direção.

Introdução

Este DIY apresenta a troca do conjunto do pivô do braço Pitman em uma Land Rover Defender 300 Tdi, ano 2002. O pivô do braço pitman pode apresentar uma grande folga no decorrer do tempo, cuja principal causa é a ruptura da frágil coifa de borracha do pivô que permite o ingresso de água e sujeira na parte interna do pivô, causando seu rápido desgaste.

O desgaste no pivô pode ser percebido através da trepidação no volante da direção quando o jipe atinge velocidades entre 80 e 90 km/h, também conhecido pelo termo shimmy. Cabe destacar, contudo, que o pivô do pitman não é o único componente capaz de gerar tal trepidação no voltante. Outros possíveis responsáveis são: alinhamento, balanceamento e desgaste dos pneus, folga no cubo da roda, problemas com rolamento de roda, problemas com rolamentos/pino do munhão, barra de direção empenada, desgaste nos pivôs das barras de direção, folga no braço pitman (junto a caixa de direção), buchas gastas…

Portanto, em caso de shimmy o melhor é primeiramente identificar precisamente sua causa, para só então proceder com os consertos. A lógica, em se tratando de uma Defender, é sempre começar pelos consertos mais simples e baratos seguindo então para os consertos mais complexos e caros. Caso não se sinta seguro para identificar e/ou proceder com os procedimentos aqui descritos, procure um mecânico de sua confiança. Os procedimentos aqui descritos não são exaustivos, portanto em caso de dúvidas consulte o manual de oficina.

Referências:
Peças/ferramentas necessárias
  • Chaves de boca e cachimbos sextavado (13, 15, 17, 19 mm);
  • Parafusos M10 e M12 de aço duro, comprimentos 100, 120, 140 mm;
  • Porcas em aço duro e arruelas de diversas larguras e espessuras;
  • Micro óleo (WD40);
  • Graxa;
  • Alicate para anéis;
  • Martelo ou marretinha;
  • kit de reparo do pivô;
  • Amortecedor de direção;
  • Bico de graxa (rosca 6 mm);
  • Furadeira e broca 5 mm;
  • Passa macho para rosca 6 mm;
  • Vira macho;
Soltando a barra de direção do pivô

A ponteira da barra de direção, que também serve como suporte para o amortecedor de direção, pode dar um certo trabalho para ser removida do pivô. Em alguns casos essa ponteira pode ser solta com uma boa martelada, já para os outros casos existe uma ferramenta específica para sua remoção, mas como eu não disponho da mesma e não estava afim de comprá-la, improvisei uma que funcionou (embora tenha dado um certo trabalho).

Minha ferramenta consistiu em fazer dois furos para parafusos M10 em uma cantoneira de aço grosso, de modo que eu pudesse encaixar os parafusos (fixei arruelas grossas junto a suas cabeças) nos frisos que existem no suporte. Conforme se apertava as porcas dos parafusos através da cantoneira, estes puxavam o suporte do pino, conforme foto abaixo.

Depois de solta a ponteira, amarre esta com uma corda junto com chassi, cuidando para não forçar o pivô junto a roda.

Uma dica importante é lubrificar em abundância todo o conjunto do pivô com micro óleo alguns dias antes de fazer o serviço, preferencialmente antes de sair com o jipe de casa, para facilitar sua remoção.

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Estado precário da coifa de borracha: ingresso de água e sujeira
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Minha “ferramenta” para sacar a ponteira
Desmontando o pivô

O passo seguinte é remover o anel de pressão que fixa a tampinha inferior do alojamento do pivô. Um bom banho de micro óleo, uma limpeza com uma chavinha de fenda e algumas pancadinhas no anel para fazê-lo girar e mudar de posição, facilitarão a remoção do anel com o alicate de pontas.

Com a remoção do anel, basta uma pancada com o martelo na cabeça do pivô para que todo o conjunto caia no chão (cuidado que vai fazer sujeira…). Um novo banho de micro óleo e uma boa limpeza com escovinha de aço facilitarão a remoção da pista superior do pivô.

A seguir vem uma das partes complicadas do serviço, que é a remoção da pista superior do pivô. Esta pista fica encostada no topo do alojamento do “copo” do braço Pitman e, devido ao tempo, água e sujeira que eventualmente passaram por ali, poderá está bem engripada. Esta pista tem alguns décimos de milimetro a mais do que a borda interna do copo, possibilitando sua extração ao se encaixar e tracionar alguma peça de apoio nessa tênue borda.

No meu caso um soquete sextavado 15 mm da Gedore (cuidado: soquetes de diferentes marcas, mesmo que 15 mm, podem ter diâmetro externo distinto) encaixou exatamente nessa borda, então foi só questão de passar um parafuso M12 por dentro do soquete e usar umas arruelas grossas para fazer a extração. Foi só apertar o conjunto para que a pista começasse a ceder e sair do lugar! Apenas recomento que após algumas voltas do parafuso, após o sistema começar a fazer força, desmontar tudo para conferir se a pista realmente está cedendo e saindo (aproveite para dar mais um banho de micro óleo na parte interna).

Após a remoção da pista, uma nova limpeza com bastante micro óleo e escovinha de aço para eliminar qualquer sujeira ou ferrugem.

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Anel de pressão removido
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O sistema para extrair a pista superior do pivô: parafuso M12 + soquete 15 mm + 3 arruelas grossas + porca de aço.
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Verificando o andamento da extração: pista superior no meio do caminho…
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Sucesso! Conjunto do pino completamente removido!
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Estado interno do copo após remoção da pista superior
Montando o pivô

A montagem do conjunto do pivô novo começa pela parte mais difícil e que exige extrema atenção: a colocação da nova pista superior do pivô. A pista deve “subir” perfeitamente alinhada em relação ao copo, encostando uniformemente no topo do mesmo. Caso a pista “atravesse” no processo de colocação, sem que isso seja verificado e corrigido, há o risco de trincar a peça (aconteceu comigo… vide última foto). Se isso ocorrer, só resta remover a pista e comprar um kit de reparo novo (por sorte é barato: menos de R$ 50,00).

Após aprender do jeito difícil, fui muito mais cuidadoso com a colocação da nova pista, começando por deixá-la imersa em água com gelo até ficar super gelada. Depois fiz um alinhamento inicial cuidadoso e dei sequência na colocação parando e removendo o conjunto de parafuso para inspecionar o alinhamento. Por duas vezes tive que corrigir um início de desalinhamento usando um tarugo de aço de 1/2 polegada e uma marreta para realinhar a pista. Após isso remontava o parafuso e apertava mais um pouco… Até o momento em que a pista encostou com sucesso no topo do copo.

Com a nova pista em seu devido lugar, inicia-se a montagem do novo conjunto do pivô conforme a ordem do manual (figura abaixo): pino do pivô, pista inferior, mola de pressão, anel de vedação, tampa e anel de pressão. A dificuldade consiste em colocar todas as peças de baixo para cima sem deixá-las cair enquanto se coloca a tampa e fixa o anel de pressão. Como a nova mola exerce grande pressão, é necessário forçá-la com o auxílio de um macaco, prensa ou sargento bem robusto. Fazer isso com o braço pitman no lugar é bastaaaaante complicado, mas não impossível…

No meu caso eu usei um macaco sob o pitman para empurrar e segurar a tampinha no devido lugar enquanto colocava o anel de pressão. Para isso é necessário usar um soquete entre a tampa e a ponta do macaco, de modo a ter espaço para colocar o anel. É preciso cuidado para não forçar demais o pitman para cima com o macaco, podendo causar algum problema na caixa de direção. Caso não consiga colocar com o uso do macaco, o melhor é remover o braço pitman do eixo da caixa e usar uma prensa própria para o serviço.

Após algumas horas de insistência, consegui montar o novo conjunto do pivô no braço pitman, então foi só questão de colocar a nova coifa de borracha na parte superior (incluindo seus dois anéis de vedação), a ponteira da barra de direção, a arruela, a porca (aplicando o torque correto) e por fim o pino de trava da porca (split pin).

Abaixo as fotos dessa parte da empreitada:

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Peças inclusas no kit de reparo
Sequência das peças para montagem do conjunto novo
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Pista imersa em gelo. Não sei realmente faz diferença, só sei que essa pista foi colocada com sucesso.
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Alinhamento inicial da pista feito com muito cuidado
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Após um processo de colocação cuidadoso, a pista quase no seu devido lugar
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Sucesso! Pista no topo do copo! Note a tênue borda formada pela diferença de diâmetro entre a pista e o copo. É nessa borda que o soquete de extração deve se apoiar.
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O sistema usado para colocar a pista no lugar: parafuso M12 + soquete 20 mm + 3 arruelas grossas + porca de aço

 

Pista superior trincada após "atravessar" durante a colocação
Pista superior trincada após “atravessar” durante a colocação
Instalando bico de graxa na tampa inferior do Pitman

Uma das melhorias que podem ser feitas no processo de troca do pivô do Pitman é a instalação de um bico de graxa, permitindo a lubrificação do conjunto ao longo do tempo. Sem dúvida essa é uma melhoria extremamente importante, pois a lubrificação constante aumentará a vida útil do conjunto na medida em que graxa não permitirá o ingresso de água e sujeira.

A instalação do bico é extremamente simples, embora necessite um ferramental mais específico. Basta furar a tampinha inferior no centro, fazer um furo com broca 5 mm, passar um macho para rosca 6 mm e instalar o bico.

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Marcando o centro da tampinha
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Furo de 5 mm
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Passando o macho para rosca de 6 mm com vira-macho
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Bico instalado!
Trocando o amortecedor de direção

Aproveitei que estava dando uma geral no pivô do pitman e resolvi colocar um novo amortecedor de direção, escolhendo o modelo Heavy Duty da Terra Firma. O amortecedor já inclui as buchas, bastando remover o amortecedor velho, colocar o novo e apertar as porcas com o torque correto. Apenas isso…

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Esquema para troca do amortecedor de direção
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Novo amortecedor instalado!