Introdução
A troca de óleo do motor 300 Tdi deve ocorrer em intervalos de 5.000 km, podendo ser aumentada em regimes de uso menos severo e com uso regular de diesel com menor teor de enxofre (S10 ou S50). As trocas de óleo sempre devem incluir a troca do filtro de óleo, garantido assim que óleo velho não permaneça no sistema.
O ideal é que o motor esteja morno ou quente (cuidado, nesse caso) para drenar o óleo, pois assim este fica mais fluído. Outra cuidado importante é deixar o óleo escorrer por pelo menos 30 minutos, mas quando mais tempo, melhor!
Materiais necessários
- 6,65 litros de óleo API CI SAE 10w40 ou 15w40;
- Filtro de óleo: Tecfil PSL902, International HS017, Fram PH5443, Mann W923/1;
- Chave 15 mm para soltar o bujão de óleo do cárter;
- Chave para soltar o filtro de óleo (recomendo as do tipo alicate de pressão com corrente);
- Loctite 567 – Veda rosca líquido (opcional, mas fortemente recomendado);
- Bandeja, bacia ou balde para recolher o óleo velho;
- Algum recipiente para medir a quantidade de óleo novo que será colocado;
- Garrafa PET de 2 litros (preferencialmente as de coca-cola que são mais largas);
- Papelão para colocar embaixo do jipe e reduzir a sujeira no chão;
- Um par de luvas de borracha para reduzir o contato do óleo com a pele e óculos de proteção para eventuais respingos;
- Estopa ou pano velho, micro óleo tipo WD40 e escovinha de aço macia ou de dentes para limpeza do entorno do bujão de dreno;
- Galão para armazenar e transportar o óleo usado até um posto de recolhimento.
Procedimento
- Após usar o jipe, como motor morno ou quente, fazer a limpeza do entorno do bujão com a escovinha, micro óleo e estopa;
- Se possível erga a dianteira do jipe com um macaco, mesmo que só alguns centímetros para ajudar no escoamento do óleo velho (opcional);
- Colocar os papelões no chão e o recipiente para recolher o óleo em posição;
- Abrir o bujão com a chave;
- Cuidado! Quando mais quente estiver o motor, mais quente estará o óleo!
- Cuidado! Ao abrir o bujão, o óleo sai em um jato. Portando cuidado com as mãos e braço e cuide para posicionar o recipiente que recolherá o óleo de acordo!
- Cortar a garrafa PET mais ou menos no meio. A parte de cima servirá como funil e a parte de baixo como recipiente para recolher o filtro velho sem derramar muito óleo;
- Com a chave disponível para sacar o filtro de óleo, soltar o mesmo apenas o suficiente para que seja possível girá-lo com a mão;
- Colocar a metade de baixo da garrafa PET sob o filtro, fazendo a borda superior dessa metade da garrafa encostar no suporte do filtro de óleo no motor;
- Segurar o filtro e a garrafa PET com a mão, girando o filtro até que este caia dentro da garrafa. Como há óleo no filtro e na linha, algum óleo irá escorrer e vazar (dentro da garrafa PET). Aguarde todo o óleo da linha escorrer dentro da garrafa PET;
- Colocar o filtro velho de cabeça para baixo dentro do recipiente coletor para escorrer todo o óleo de dentro deste;
- Verificar se a borracha de vedação do filtro velho saiu junto com o mesmo, pois eventualmente esta fica presa no suporte do filtro de óleo do motor;
- Com o dedo passe um pouco de graxa (óleo novo também serve) na borracha de vedação do novo filtro de óleo e então instale este no suporte, usando apenas as mão para apertá-lo;
- Aguarde todo o óleo escorrer pelo bujão do cárter e então seque o bujão de óleo com um pano limpo e aplique um pouco do Loctite 567. Reinstale o bujão e aperte com torque de 35 N.m., conforme manual;
- Após todo óleo velho ter escorrido e antes de fechar o bujão, eu gosto de colocar uns 50-100 ml de óleo novo no motor, para forçar qualquer resquício de óleo velho para fora, e só depois de este óleo escorrer é que eu fecho o bujão.
- Remover o recipiente coletor de óleo e os papelões sob o jipe. Descer o jipe do macaco caso tenha sido erguido;
- Colocar 6,65 litros de óleo no motor, usando a parte superior da garrafa PET como funil;
- Para quem compra óleo em galão de 20 litros recomendo comprar algum tipo de medidor de líquidos com graduação (jarras plásticas para suco das lojas de R$ 1,99 são perfeitas!) e assim colocar litro por litro até a quantidade correta.
- Fechar a tampa e dar a partida no motor. Anote a quilometragem atual para não perder a próxima troca de óleo! Está pronto!
- Transferir o óleo do recipiente coletor para um galão e transportá-lo até um estabelecimento que dê a destinação adequada ao mesmo. Não esqueça de levar o filtro de óleo velho também!
Abaixo as fotografias feitas pelo parceiro Matheus Cechet:









Muito bom!!!!