Troca de óleo e filtro de óleo do motor 300 Tdi

Introdução

A troca de óleo do motor 300 Tdi deve ocorrer em intervalos de 5.000 km, podendo ser aumentada em regimes de uso menos severo e com uso regular de diesel com menor teor de enxofre (S10 ou S50). As trocas de óleo sempre devem incluir a troca do filtro de óleo, garantido assim que óleo velho não permaneça no sistema.

O ideal é que o motor esteja morno ou quente (cuidado, nesse caso) para drenar o óleo, pois assim este fica mais fluído. Outra cuidado importante é deixar o óleo escorrer por pelo menos 30 minutos, mas quando mais tempo, melhor!

Materiais necessários
  • 6,65 litros de óleo API CI SAE 10w40 ou 15w40;
  • Filtro de óleo: Tecfil PSL902, International HS017, Fram PH5443, Mann W923/1;
  • Chave 15 mm para soltar o bujão de óleo do cárter;
  • Chave para soltar o filtro de óleo (recomendo as do tipo alicate de pressão com corrente);
  • Loctite 567 – Veda rosca líquido (opcional, mas fortemente recomendado);
  • Bandeja, bacia ou balde para recolher o óleo velho;
  • Algum recipiente para medir a quantidade de óleo novo que será colocado;
  • Garrafa PET de 2 litros (preferencialmente as de coca-cola que são mais largas);
  • Papelão para colocar embaixo do jipe e reduzir a sujeira no chão;
  • Um par de luvas de borracha para reduzir o contato do óleo com a pele e óculos de proteção para eventuais respingos;
  • Estopa ou pano velho, micro óleo tipo WD40 e escovinha de aço macia ou de dentes para limpeza do entorno do bujão de dreno;
  • Galão para armazenar e transportar o óleo usado até um posto de recolhimento.
Procedimento
  1. Após usar o jipe, como motor morno ou quente, fazer a limpeza do entorno do bujão com a escovinha, micro óleo e estopa;
  2. Se possível erga a dianteira do jipe com um macaco, mesmo que só alguns centímetros para ajudar no escoamento do óleo velho (opcional);
  3. Colocar os papelões no chão e o recipiente para recolher o óleo em posição;
  4. Abrir o bujão com a chave;
    • Cuidado! Quando mais quente estiver o motor, mais quente estará o óleo!
    • Cuidado! Ao abrir o bujão, o óleo sai em um jato. Portando cuidado com as mãos e braço e cuide para posicionar o recipiente que recolherá o óleo de acordo!
  5. Cortar a garrafa PET mais ou menos no meio. A parte de cima servirá como funil e a parte de baixo como recipiente para recolher o filtro velho sem derramar muito óleo;
  6. Com a chave disponível para sacar o filtro de óleo, soltar o mesmo apenas o suficiente para que seja possível girá-lo com a mão;
  7. Colocar a metade de baixo da garrafa PET sob o filtro, fazendo a borda superior dessa metade da garrafa encostar no suporte do filtro de óleo no motor;
  8. Segurar o filtro e a garrafa PET com a mão, girando o filtro até que este caia dentro da garrafa. Como há óleo no filtro e na linha, algum óleo irá escorrer e vazar (dentro da garrafa PET). Aguarde todo o óleo da linha escorrer dentro da garrafa PET;
  9. Colocar o filtro velho de cabeça para baixo dentro do recipiente coletor para escorrer todo o óleo de dentro deste;
  10. Verificar se a borracha de vedação do filtro velho saiu junto com o mesmo, pois eventualmente esta fica presa no suporte do filtro de óleo do motor;
  11. Com o dedo passe um pouco de graxa (óleo novo também serve) na borracha de vedação do novo filtro de óleo e então instale este no suporte, usando apenas as mão para apertá-lo;
  12. Aguarde todo o óleo escorrer pelo bujão do cárter e então seque o bujão de óleo com um pano limpo e aplique um pouco do Loctite 567. Reinstale o bujão e aperte com torque de 35 N.m., conforme manual;
    • Após todo óleo velho ter escorrido e antes de fechar o bujão, eu gosto de colocar uns 50-100 ml de óleo novo no motor, para forçar qualquer resquício de óleo velho para fora, e só depois de este óleo escorrer é que eu fecho o bujão.
  13. Remover o recipiente coletor de óleo e os papelões sob o jipe. Descer o jipe do macaco caso tenha sido erguido;
  14. Colocar 6,65 litros de óleo no motor, usando a parte superior da garrafa PET como funil;
    • Para quem compra óleo em galão de 20 litros recomendo comprar algum tipo de medidor de líquidos com graduação (jarras plásticas para suco das lojas de R$ 1,99 são perfeitas!) e assim colocar litro por litro até a quantidade correta.
  15. Fechar a tampa e dar a partida no motor. Anote a quilometragem atual para não perder a próxima troca de óleo! Está pronto!
  16. Transferir o óleo do recipiente coletor para um galão e transportá-lo até um estabelecimento que dê a destinação adequada ao mesmo. Não esqueça de levar o filtro de óleo velho também!

Abaixo as fotografias feitas pelo parceiro Matheus Cechet:

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Coletor de óleo posicionado abaixo do bujão do cárter
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Defletor improvisado com garrafa PET para não sujar a barra estabilizadora e direcionar o óleo para o coletor
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Defletor em uso!!!
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Erguendo a dianteira só um pouquinho para facilitar o escoamento do óleo

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Fundo de garrafa PET usado para reduzir a lambança ao retirar o filtro de óleo
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Drenando o óleo do filtro velho
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E colocando todo óleo velho em uma bombona para dar a destinação adequada ao mesmo
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Funil e medidor de garrafa PET para colocar o óleo novo
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Depois de colocar os 6,65 litros de óleo novo e ligar o motor (apenas para encher o filtro) a conferência de que o óleo está no nível!

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