Instalando um conjunto de pivôs e barras de direção reforçadas

Introdução

O sistema de direção é o sistema mais importante de qualquer veículo, mais até do que os freios. Se os freios falham, ainda temos a redução da caixa, o freio de mão, ou mesmo a possibilidade de direcionar o veículo até o local menos perigoso para forçar sua parada. Contudo, se o sistema de direção falha, de nada adianta ter freios… Perderemos o controle do veículo.

As Defender’s não possuem o sistema de direção mais robusto que existe, principalmente devido a reduzida espessura das duas barras de direção. Estas barras, principalmente a anterior (mais longa), costumam flambar com o estresse sofrido pelo sistema ao se passar em um buraco ou desnível na estrada ou mesmo empenar após algum tempo, seja devido a um uso mais severo (off road), seja simplesmente por manobrar a Defender para estacionar.

Reforçar as barras, na opinião de alguns, transfere o estresse do sistema para os pivôs. Embora exista uma lógica por trás dessa opinião, não é possível definir com precisão se o aumento do estresse nos pivôs ultrapassa ou não a carga de trabalho que estes foram projetados para suportar. De toda sorte, o conjunto reforçado que é mostrado neste DIY também inclui pivôs reforçados.

Apenas para apresentar a minha experiência fiz a instalação desse conjunto na minha Defender 110 em 2011, devido as constantes trepidações transmitidas ao volante após passar por buracos ou desníveis em velocidades acima dos 70-80 km/h. Eu também havia verificado que a barra anterior estava empenada, inclusive tendo desgastado o protetor junto ao eixo.

Após a instalação do conjunto a direção se mostrou firme e precisa, mesmo após passar por irregularidades na estrada em qualquer velocidade. O sistema de direção não apresentou qualquer tipo de desgaste ou quebra em todos esses anos após a instalação, embora o uso tenha sido apenas em viagens e passeios leves.

O conjunto original tem o part number BA220, e não é barato. Mas uma alternativa é comprar barras de aço maciças, cortar no comprimento correto e mandar abrir roscas nas pontas, existindo um DIY desse processo aqui.

Instalação
  1. Jipe no plano, freio de mão puxado e com as 4 rodas no chão;
  2. Afrouxar, mas sem remover, as porcas inferiores que fixam os 3 pivôs das barras de direção nas rodas;
  3. Aplicar bastante desengripante e usar um extrator apropriado para sacar os pivôs dos suportes, pois provavelmente estarão engripados (caso não tenha extrator, usar uma marreta com bom senso pode resolver);
  4. Depois de soltos os pivôs do suporte, termine de soltar as porcas e remova a barra anterior;
    • Ao remover os pivôs, é muito importante anotar o lado (tipo de rosca) de cada um, pois existe diferença entre os pivôs do lado direito e esquerdo do veículo. Isso deve ser observado na hora de fazer a instalação dos novos pivôs;
  5. A barra dianteira tem que ser girada para ser solta do suporte do amortecedor de direção, sendo necessário o uso de alicates de pressão e/ou chaves de grifo;
  6. Remover o protetor da barra traseira, na parte inferior do eixo dianteiro;
  7. Após remover a barra dianteira, será necessário serrar entre 3 e 4 cm da parte lisa da haste do suporte do amortecedor, pois as barras do conjunto são maciças;
  8. Limpar bem a rosca da haste e os suportes dos pivôs, junto as rodas. Toda ferrugem e sujeira devem ser eliminadas.
  9. Aplicar uma leve camada de graxa de cobre nas superfícies de contato;
  10. Rosquear o pivô correto na barra dianteira até o final de seu curso. Depois rosquear a barra na haste do suporte do amortecedor de direção até o final de seu curso. Apenas depois disso, segurar o pivô em posição com uma mão e com a outra mão ir girando a barra para que o pivô “se afaste” até entrar perfeitamente no suporte da roda. Fixar o pivô e aplicar o torque especificado;
  11. Rosquear os dois pivôs na barra traseira até o fim de seu curso, cuidando para não trocá-los de lado. Escolher um dos pivôs e fixá-lo, sem aperto final, no seu respectivo suporte da roda. Então, no lado oposto, segurar o pivô com a mão e com a outra mão ir girando a barra até que o pivô encaixe perfeitamente em seu suporte. Fixar os dois pivôs e aplicar o torque especificado.
    • Não esqueça de colocar as porcas de trava da barra, que são rosqueadas nos pivôs, entre estes e a própria barra.
  12. Apertar as porcas travas com uma chave de boca;
  13. É extremamente recomendável levar o veículo diretamente para uma oficina para executar uma geometria para garantir o perfeito alinhamento das rodas/pneus;
  14. Após alguns dias de uso, verifique o aperto de todos as porcas do conjunto;
  15. Bom proveito!
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Conjunto de pivôs a barras de direção reforçadas (part number BA220)
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Pivô reforçado e com bico de graxa. Observe a porca trava entre o pivô e a barra.
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Comparando o reforçado com o original…
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Nítida diferença…
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A barra dianteira original estava ok…
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Mas a barra traseira estava bastante empenada…
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Processo de troca dos pivôs e barras
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Serrando a ponta da haste do suporte do amortecedor… bem simples!
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Protetor da barra traseira removido. Observe o desgaste onde a barra “roçava”
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Novo conjunto instalado
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Conjunto instalado