Troca dos batentes originais das portas dianteiras por X-Trouser.

Este post não é especificamente um DIY, talvez servindo mais como uma dica de upgrade que pode ser feito em uma Defender para “melhorar a convivência” com ela. Depois de quase 10 anos sendo proprietário desse veículo eu já perdi a conta de quantas calças e bermudas tiveram seus bolsos ou passadores de cinto rasgados pelo batente da porta ao entrar ou sair da Defender.

Eu sabia da existência da solução na Inglaterra, onde uma empresa chamada X-Eng desenvolveu um batente em inox que não engancha nas roupas, acabando com esse problema. A questão é que eu sempre priorizava a importação de itens mais críticos para a viatura, deixando essas “perfumarias” para depois. Isso até um amigo colocar um par desses batentes a venda, então decidi aproveitar a oportunidade e fiz a compra.

O par de batentes não é barato, mas são de excepcional qualidade e funcionam perfeitamente. Realmente não uma prioridade na manutenção da Land, mas sem dúvida cumprem sua função e acabam com as roupas rasgadas.

A instalação é bem simples, basta soltar os parafusos do batente, segurando a chapinha de fixação que existe por dentro da coluna da porta com os dedos (existe um grande orifício junto aos bancos) e colocar no lugar o novo batente. A regulagem pode dar um certo trabalho, mas basta ir com paciência que as portas terminam por fechar do mesmo jeito que antes.

Batente de porta original
Comparação: repare na borda junto a parte superior do pino do batente original. É isso que rasga as roupas…
Novo batente instalado! Fim das roupas rasgadas e um aspecto bem mais bonito.