Geral no forro da Defender

Introdução

Minha Defender é ano 2002, portanto a parte interna já apresentava alguns sinais do tempo e do uso. Contudo o que mais incomodava era a goteira (ou cachoeira dependendo da chuva) que caía do forro junto a parte frontal da porta do carona. Minha preocupação era que o forro estivesse apodrecendo por dentro com o acúmulo de umidade.

Além disso nos forros havia leves marcas de mofo, um pouco de sujeira e também havia uma folga na fixação dos destes junto ao teto, logo acima da cubby box e nas janelinhas do teto sobre os bancos traseiros. Nesses lugares o forro estava caído, torto. Então decidi que era hora de dar uma geral do capricho nessa parte da Defender, melhorando o “padrão Land Rover de acabamento” onde fosse possível.

O legal de trabalhar no acabamento interno é que tudo pode ser feito em casa, sem pressa e sem deixar de usar a Defender no dia a dia. O desmonte interno e remoção dos forros não impede de modo algum o uso do veículo…

Removendo o forro e os acabamentos internos

Antes de remover os forros é necessário remover os acabamentos internos que exitem nas laterais e na parte traseira da Defender. Tudo é removido. Embora seja um procedimento simples, se gasta bastante tempo para fazer tudo com cuidado e não quebrar nenhuma peça. Ao desmontar qualquer coisa eu gosto de ir colando os parafusos e pecinhas removidas ao lado de seu lugar original com fita crepe larga, pois isso economiza muito tempo na hora de remontar e praticamente impede de trocar qualquer coisa ou parafuso de lugar.

A remoção do acabamento da janela do porta malas exige que a ponta inferior do cinto de segurança seja solta, sendo depois passada por dentro do acabamento após a remoção de um pequeno plástico de acabamento. É bem simples. Fora isso é só questão de soltar parafusos e puxar os acabamentos, mas sempre com o devido cuidado.

Para a remoção do forro é necessário extrair as presilhas plásticas de pressão que fixam estes no teto. Essas presilhas são bem difíceis de tirar sem a ferramenta certa, contudo usando esta ferramenta eles saem sem a menor dificuldade. Não estraguei nenhuma presilha e muito menos o forro ao removê-las.

Espátulas profissionais para acabamentos automotivos: facilitam muito!
Sacando a presilha
Tudo removido!
Limpeza básica do teto e melhorias na fixação dos chicotes

Após remover os forros ficou evidenciado o péssimo padrão de montagem das nossas Defenders, pois a fiação das caixas de som traseiras originais e da mangueira de água do esguicho traseiro foram porcamente fixados com fita adesiva. Esta fita estava praticamente solta em boa parte do teto, deixando um resto pegajoso de cola. Então decidi arrancar todas as fitas, remover toda a cola e refazer a fixação de modo mais limpo e resistente.

Fitas velhas removidas
No lugar das fitas usei lacres plásticos com um clip de pressão na ponta
Detalhe do clip de pressão do lacre
Colocando os lacres nos furos dos reforços estruturais do teto. Alguns furos são originais e outros foram feitos por mim.
Lacre preso
Fiação fixa de maneira limpa, robusta e definitiva
Apenas para ilustrar o padrão LR: fixação original do sensor das luzes de cortesia da porta traseira…
Fixador de cabos auto adesivo para locais onde não é possível furar a chapa
Lataria limpa com thinner e fixador de cabos colado com bastante pressão. Vai durar…
No fixador de cabos é utilizado um lacre simples para prender o chicote.
Resultado do uso dos fixadores auto adesivos
Na fiação da caixinha de som também usei…
Melhorando o isolamento térmico e acústico

Também aproveitei a oportunidade para colar manta asfáltica na chapa do teto, buscando melhorar o isolamento termo-acústico. Não faço ideia se fará diferença, mas gostei bastante do resultado visual (mesmo que depois fique tudo escondido…). Usei um rolo de 10 x 0,6 metros e fiz a aplicação com as chapas do teto bem limpas e sem nenhum resquício de cola das fitas.

Após colar o primeiro pedaço
Resultado final. Note o novo caminho da fiação das caixinhas de som, em vermelho, e da mangueirinha do esguicho do limpador traseiro, em preto.
Limpeza dos forros

A remoção dos forros permitiu fazer uma limpeza no capricho usando bastante água, sabão glicerinado e escova macia. O resultado ficou incrível, parecem forros novos!

Forro logo após sua remoção, onde é visível a sujeira
Sujeira…
E mofo…
Lavando com água, sabão e escova
Bem esfregado
Resultado após secar
Ficou novinho!
Troca dos parafusos de fixação do teto por inox

Os parafusos originais que fixam o teto a carroceria da Defender são de aço simples e, embora não apresentassem sinais de corrosão, alguns estavam frouxos. A causa é que foram usadas porcas normais e apenas um arruela de pressão, então com o passar do tempo e com a trepidação alguns perdem o aperto.

Também descobri que a Land Rover usou apenas a arrula de pressão na parte de cima do parafuso, só que o diâmetro dessa arruela é muito próximo do diâmetro do furo da chapa do teto, então em alguns parafusos a arruela de pressão estava “acavalada” no furo, deixando o parafuso torto e frouxo e/ou perdendo sua função de fixar a porca.

Assim, troquei todos os parafusos, porcas e arruelas por versões idênticas em inox, mas usando duas arruelas lisas em cada parafuso ao invés de uma. A porca usada também é do tipo travante ou nylock. Com o reaperto inerente ao processo de troca, o teto vai novamente ficar devidamente preso.

Quase 50 conjuntos de parafuso, porca e arruelas em inox
Parafuso original
E seu irmão em inox
Arruela de pressão original acavalada
E agora com uma arruela lisa para impedir que acavale no furo da chapa
Recuperando o friso metálico da borracha da 5ª porta

Durante o processo de desmontagem da Defender acabei descobrindo que uma pequena falha na aplicação do silicone de vedação entre a carroceria e o friso metálico da 5ª porta, onde a borracha de vedação da porta é presa na parte superior, permitiu o ingresso de água e pó e também o surgimento de corrosão moderada no friso. A solução é sempre simples: remover o melhor possível toda corrosão com lixas, escovas de aço e espátulas e depois pintar a pincel todo o friso com 3 demãos generosos de tinta esmalte Hammerite, própria para aplicação em superfícies metálicas com ou sem ferrugem. Depois de pronto ficou muito bonito!

O pontinho de luz indica a falha da vedação. Embora a foto tenha ficado ruim, é possível ver a corrosão no friso, que por sorte não era muito séria.
Friso pintado e pronto depois de ter a corrosão removida. Como a borracha de vedação será instalada nesse friso o aspecto da pintura não precisa ficar perfeito.
Vedação dos pontos de ingresso de água e pó com sikaflex

Aproveitando que todo o forro e boa parte dos acabamentos internos foram removidos, iniciei uma caçadas as (muitas) falhas de vedação da Defender. Algumas falhas “são de fábrica”, sendo comuns a todos os Defender’s. Outras falhas dependem de fatores como montagem, tipo de uso, idade do veículo e quilometragem.

Para localizar com precisão e não deixar passar nenhum ponto de infiltração do teto, levei a land até uma lavagem e pedi para o lavador jogar água em pressão média por todo o teto e lateral de diversos ângulos. Enquanto isso eu fiquei dentro do jipe marcando os pontos com um pincel atômico. Nesse processo identifique apenas um, mas gigantesco, ponto de entrada de água no teto, mais precisamente na janela curva do teto (janela safari).

Na parte traseira, junto as sinaleiras, e nas laterais, junto as portas traseiras (modelo 110), também encontrei pontos de ingresso de água. Com todos os pontos devidamente marcados, voltei para casa para dar continuidade ao processo.

Atrás das caixinhas de som do porta-malas: muuiiiiito pó e sinais de ingresso de água.
Em ambos os lados…
Na coluna da porta traseira temos a mesma situação.
Ponto de união da borracha da janela curva do teto, no lado do carona. Toda água entrava por aqui…
O buraco era enorme, dava para passar uma chave de fenda pequena pelo furo. Na foto, usando uma contra luz para avaliar o furo.
A etapa seguinte é limpar tudo da melhor maneira possível. Atenção especial para remover o máximo de sujeira dos cantinhos e junções das chapas.

 

 

 

Depois de limpo. Ainda passei um pano úmido com thinner antes de aplicar a sikaflex.
Depois de aplicar a sikaflex. Como esses cantos ficam ocultos, dá para caprichar no sikaflex sem se preocupar com o aspecto visual.
Vendando o encontro das chapas. Aqui usei o dedo para alisar e o sikaflex e deixá-lo mais discreto.
Mais vedação… Repare que apliquei sikaflex inclusive nos rebites, pois havia sinais de ingresso de água através deles.
Repare na chapa de reforço horizontal, onde estão os 3 rebites, nesta chapa há um considerável espaço junto a carroceria, permitindo que pó entre na cabine. A sutil linha branca entre o reforço e a chapa é sikaflex recém aplicada. Usei fita crepe larga para proteger a carroceria e ficou perfeito.
Após limpar a junção da borracha do teto o melhor possível, forcei sikaflex através dela, espalhando com o dedo pelo lado de fora.
Essa é a sikaflex que atravessou a borracha! Simplesmente removi o excesso e espalhei a sobra com o dedo.
Sikaflex utilizadas, sendo um tubo na cor branca e outro na preta.
Troca do para brisa e borracha de vedação

(((pendente)))

Reinstalação dos forros

(((pendente)))

Reinstalação dos acabamentos internos

(((pendente)))

6 respostas para “Geral no forro da Defender”

  1. Tche parabens !

    Vou seguir teus passos.
    Agora esperando o resto da excelente descrição da recuperação.

    abs

    1. Gregório,

      Antes de mais nada, obrigado pela mensagem! É sempre bom saber que estamos ajudando com informações úteis!

      Em breve vou dar continuidade ao tópico, que foi “deixado de lado” em função da espera pela chegada do rádio VHF que vou instalar na Defender. Decidi instalar o rádio no teto e para isso precisava dos cabos da antena, de alimentação 12v e do microfone em mãos para deixá-los ocultos por entre o forro e o teto.

      O rádio chegou semana passada e já comecei o processo de instalação. Assim que concluí-lo vou retomar o tópico da geral no forro!

      Abraços!

  2. Ola,
    Como é feita a remoção do espelho retrovisor interno? Quero retirar o forro para trocar o tecido mas tenho essa duvida.

    Obrigado

    1. Leandro,

      Removo meu retrovisor segurando o mesmo pela haste e fazendo uma combinação de puxar e girar lateralmente, ambos bem de leve. Assim o espelho + haste se soltam do suporte, este último preso ao teto por 3 parafusos.

      Espero ter ajudado!

  3. Prezado Gustavo, que esmero com sua viatura! Parabéns!!!
    Se pude me ajudar, preciso retirar o forro de plastico da porta traseira(Def110 2004), tem apenas dois parafusos philips no puxador interno. Não sei onde puxar ou pressionar ou se tem outro segredo/manha. Obrigado.

    1. Fernando, desculpe a demora na resposta!

      Além do puxador interno você também precisa remover:
      – moldura do pino de trava da porta;
      – manivela do vidro;
      – o próprio forro.

      Vamos lá:

      Para remover a moldura do pino de trava da porta eu encaixo um alicate de bico em uns pequenos encaixes quadrados que existe na peça, rente aonde o pino desliza. Com os bicos do alicate encaixados e firmes eu dou uma pancada seca com a mão no alicate, de baixo para cima. Isso faz a moldura soltar e subir. É preciso um pouco de jeito que se adquire com a prática, mas nada demais…

      Já a manivela do vidro é presa com uma pequena pecinha de ferro (tipo arame duro), parecida com uma mini ferradura. Essa pecinha trava a manivela no lugar. Essa pecinha é visível no reduzido espaço entre a parte de trás da manivela e o próprio forro e para removê-la eu uso duas pequenas chaves de fendas encaixadas uma em cada ponta da “ferradura”. Um pouco de pressão e a ferradura desliza, liberando a manivela.

      Depois disso é só soltar o forro, bastando puxá-lo com o devido cuidado. Este é preso na estrutura da porta por uns pininhos de pressão, geralmente alguns são quebrados no processo por mais cuidado que se tome (na http://www.getsetparts.com.br/pecas-defender.html você encontra reposição deles).

      Basicamente é isso! Qualquer dúvida é só perguntar!

Os comentários estão desativados.