Identificando as ferramentas para reduzir a perda de tempo

Quando trabalhamos em nossas viaturas geralmente é questão de poucos minutos até o espaço de trabalho (seja sob o veículo, no cofre do motor, na cabine ou em qualquer lugar) se tornar quase um “mostruário” de ferramentas. Alicates, chaves e outras ferramentas espalhadas por todos os lugares, enroladas no fio na furadeira ou no fio do bico de luz, misturadas as peças e parafusos e com graxa por cima. Uma bela porcaria.

Como geralmente o mecânico caseiro trabalha sozinho, temos que parar tudo toda vez que precisamos encontrar aquela ferramenta específica, muitas vezes estando em posições incômodas e apenas com uma mão. Em serviços pequenos isso pode não fazer diferença, mas em serviços longos os minutos poupados ao encontrar rapidamente uma ferramenta não só agilizam o conserto em si como preservam nossa paciência.

É nesse ponto que identificar algumas ferramentas pode ser de grande ajuda para o mecânico, principalmente aquelas que são muito parecidas sob um olhar mais apressado: as chaves de boca e os soquetes.

Fita isolante colorida nas chaves e soquetes de mesmo tamanho

O simples uso de fita isolante colorida nas chaves e soquetes facilita muito sua identificação, poupando tempo nos serviços. O mesmo pode ser feito em outras ferramentas, a critério do mecânico!